DICAS DE SAÚDE





Comer alimentos coloridos é sinônimo de saúde

A cor de cada alimento representa a predominância de certos nutrientes, que trazem benefícios e previnem doenças.                  

Alimentos laranja

Cenoura, abóbora, manga e tangerina são ricos em vitamina A e C e betacaroteno que podem ajudar a diminuir a retenção hídrica e os processos inflamatórios. A vitamina C atua como antioxidante e auxilia na síntese do colágeno da pele.                    

Alimentos amarelos 

Damasco, melão, abacaxi, carambola, milho e pimentão amarelo são ricos em vitamina A e antioxidante como betacaroteno e luteína. Auxiliam na manutenção dos tecidos e cabelos, beneficiam a visão noturna e aumentam a imunidade.               

 Alimentos vermelhos

Pimentão, beterraba, tomate, repolho roxo, maçã, morango, melancia, cereja, goiaba, pitanga e uva vermelha atuam na prevenção de doenças crônicas, como o diabetes, hipertensão e problemas cardiovasculares, e ainda dão um chega para lá no estresse e no processo de envelhecimento.                   

Alimentos verdes

As folhas verde contém betacaroteno e luteína, ambos antioxidantes, folatos, vitaminas C e E, cálcio, ferro potássio e clorofila, que é um potente energético celular. Os benefícios são encontrados no espinafre, uva verde, brócolis, repolho, escarola, kiwi, repolho, salsa, agrião, chicória, couve, rúcula, pimentão verde, abacate, limão e pepino.    


Fonte: Manual Unimed de Alimentação Saudável, Revista Saúde, edição 347 e Folha online



Os feijões são uma boa fonte de mineral manganês, que é um co-fator essencial numa 
série de enzimas importantes na produção de energia e das 

defesas antioxidantes do nosso corpo.


E além de tudo isso, o feijão é também considerado um alimento funcional. Em linhas gerais isto significa que, além de fornecer determinadas substâncias importantes como proteínas e vitaminas, o feijão pode colaborar para um melhor funcionamento do organismo através de seus compostos bioativos. Ou seja, ele não só fornece elementos importantes, como age dentro do nosso corpo de forma benéfica. Sendo assim, não deixe que o feijão fique de fora de sua alimentação diária

Suco de frutas, mais

saúde, mais sabor

Inclua suco de frutas em sua refeição. No Ácqua, preparamos seu pedido na hora, garantindo todas as boas propriedades da bebida. Veja o que as frutas podem fazer por você!

ABACAXI: rico em vitamina C e com boa quantidade de

vitamina B6, ferro e magnésio é considerado diurético,

germicida e digestivo.

LARANJA: rica em vitamina C e sais minerais e considerada digestiva, depurativa do sangue e cicatrizante.

LIMÃO: fonte de vitamina C, contém sais minerais e vitaminas do complexo B, é considerado estimulante do apetite e bom para combater febre e gripe.



Cevada, um alimento essencial (Temos Cevada no Restaurante Ácqua todos os dias. Experimente!)

 
Nome: Em português: cevada. Em inglês: barley plant. Os franceses a conhecem comoorge, e os italianos como orzo. Nos paises que falam espanhol, ela é chamada comocebada. O nome cientifico é Hordeum Vulgare, que em grego quer dizer gramínea comum.

Origem: Se hoje a cevada é conhecida pela maioria apenas como ingrediente principal da fabricação da cerveja, para os povos antigos ela tinha grande importância.
Monumentos e inscrições encontrados em sítios arqueológicos no Egito, retratam a cevada como um alimento de grande importância. Os sumérios, usavam grãos de cevada como unidade de medida e moeda de troca. Na Babilônia, 1.750 A.C., o cereal também funcionava como dinheiro, Foram os gregos e romanos que aprenderam a transformar cevada em pão e cerveja.

Curiosidades: A cerveja não é a única bebida feita a partir de grãos de cevada. Em alguns lugares do mundo, como no Norte de Portugal e em toda a Itália o “café” (por assim dizer devido a semelhança na cor e até mesmo no gosto porém mais suave e não contém cafeína) de cevada é um substituto muito popular do tradicional café. No Brasil, encontra-se pó de cevada solúvel e até mesmo não refinado, tendo seu preparo como um café normal, no coador. O “café” de cevada é mais saudável do que o tradicional por não conter cafeína e ainda oferecer todas as propriedades nutricionais e medicinais que o cereal contém.

Propriedades Medicinais: Artigos publicados por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina reforçam a tese de que os cereais e fibras integrais ajudam a combater o câncer de cólon. Heloísa Guarita, colaboradora do site RG Nutri, confirma a informação: “A ingestão de cereais como a cevada é importante para o bom funcionamento do intestino, aumenta o bolo fecal e facilita o transito intestinal. Isso tudo ajuda a prevenir o câncer de cólon.”
Camila Latorre, nutricionista, explica mais detalhadamente o processo: “Nos intestinos humanos residem bactérias que alimentam de celulose (fibras não digeríveis pelas enzimas humanas) e como reação produzem substancias protetoras contra o câncer da parede intestinal.” A presença dos minerais, magnésio e selênio torna a cevada um alimento indispensável para quem quer manter o sistema imunológico saudável. Heloisaexplica: “O magnésio é um mineral utilizado na formação dos ossos e na liberação de energia dos músculos, e o selênio é um antioxidante que ajuda a proteger as células e o organismo todo.
Camila ainda acredita que a ingestão de cevada pode ser aliada no combate a outras doenças: “A cevada é útil não só no combate ao câncer, bem como é indicada para o tratamento de doenças pulmonares, desmineralizações, diarréias, infecções dos intestinos e em estados febris. É também ótima fonte de energia para pessoas em convalescença e idosos.

Propriedades Nutricionais: A cevada é um cereal rico em carboidratos, fibras, vitaminas do complexo B e nos minerais selênio e magnésio. Em 100g de grãos de cevada, encontra-se cerca de 73g de carboidratos, 12g de proteínas, 37,7mg de selênio e 1,94mg de magnésio.
Pro causa da grande quantidade de fibras, a cevada é considerada um alimento funcional. A nutricionista Heloísa Guarita explica: “Pelo teor de fibras, os integrais são incluídos na categoria dos alimentos funcionais, pois sua utilização dentro de uma dieta equilibrada pode ajudar no funcionamento do intestino, redução do colesterol e do risco de algumas patologias.” A ingestão de fibras também é recomendada para quem quer perder peso. “O alto teor de ingestão de fibras promove melhor aproveitamento dos nutrientes ingeridos e dá sensação de saciedade, o que reduz a fome”, esclarece Heloísa.


Alguns alimentos além de saborosos e não fazer nenhum mal para o nosso organismo, pelo contrário, fazem muito bem, podem ainda, ajudar na desintoxicação.
Veja quais os alimentos ajudam na desintoxicação de seu organismo:
A laranja é rica em vitamina C, Cálcio e vitaminas do complexo B, assim ajudará seu sistema nervoso a trabalhar de forma correta.
O cálcio é relaxante muscular e ajuda também no combate ao estresse. Além de fornecer muita energia e ajudar na hidratação, previne a fadiga.
Você deve consumi-la tanto em gomos como também em suco. Rica em pectina faz muito bem ao intestino.
Vegetais de folhas e ervas possuem vitamina A e também clorofila. Estas substâncias desintoxicam as células e também inibem os radicais livres (que aceleram o envelhecimento das células).
Têm ainda efeito anticancerígeno além de ajudar na proteção de seu coração. Faz bem ainda para a pele e cabelo.
A cenoura é pura fonte de vitamina A. Ótima para o bom estado da visão, pele e das mucosas.
Rica também em: sais minerais como fósforo, cloro, potássio, cálcio e sódio.
Fornece a Vitamina B, ótima para regular o sistema nervoso e o aparelho digestivo. Quando ingerida crua e ralada, além de limpar os dentes desenvolve os músculos mastigadores. É ótima para gestantes.
As cenouras a laranja e a abóbora são ricas em vitamina B-3 e ácido clorogênico, que mantêm o sistema nervoso saudável. Ajudam ainda na prevenção do câncer de mama.
E para completar todo o benefício, possuem betacaroteno, antioxidante que ajuda a proteger o coração.

O tomate
 contém licopeno. Esta substância é um ótimo antioxidante. Ajuda ainda a evitar o câncer de próstata. A presença da antocianina no tomate, estimula a circulação sanguínea.
O abacaxi, além de gostoso e ótimo nesta época de verão, é diurético, facilita a digestão e desobstrui o fígado.
A maça, é muito saborosa, além de ser riquíssima em fibras, que funcionam como esponja dentro das artérias limpando o sangue do colesterol. Como é antiácida ativa o fígado e dissolvem o ácido úrico, que ajuda a reter líquidos no organismo.
A melancia também é ótima para ser consumida no verão. Possui propriedades diuréticas, ajuda na limpeza do organismo. Torna-se um poderoso desintoxicante quando se prepara seu suco com gengibre.
O gengibre ajuda também na digestão e alivia a constipação intestinal além de ativar o metabolismo. Possui vitamina C, cálcio, potássio, ferro, fósforo e magnésio. É rica em fibras.
O mel, além de ser um adoçante natural, ajuda no combate a inúmeras doenças como a gripe, a asma, amigdalite e também a bronquite. Auxilia ainda no problema de circulação e dos músculos.
Neste verão, neste calor, é um bom momento para começarmos a mudar nossa alimentação e cuidar bem de nosso organismo.
No Restaurante Ácqua, você encontra tudo o que você precisa para se alimentar bem,com higiene e saúde.




Cenoura: garante o bronzeado e ajuda na luta contra a 
celulite




Alimentação adequada e exercício físico regular são essenciais para manter a celulite longe da pele. Melhorar a aparência da região onde os temidos furinhos já estão instalados também é possível com base nessa dupla.
Alguns alimentos, como a cenoura se inseridos na dieta, também podem modificar o aspecto de pernas, quadris e abdome, locais mais comuns da inflamação do tecido adiposo.
“Eles hidratam e revitalizam a pele, por isso, ajudam a reduzir o problema”, afirma Fabiana Marangoni, nutricionista do Spa Fazenda Igaratá, em São Paulo.¨







Linhaça, gergelim e girassol: sementes são ricas em ácidos graxos essenciais e, por isso, atraem água, retendo-as dentro das células, garantindo hidratação



BERINJELA garante saúde para o corpo e para o coração

Há séculos é usada no como um alimento auxiliar no fortalecimento do corpo e tratamento de várias doenças como artrite, reumatismo e problemas digestivos. Além de suas aplicações medicinais, também é muito apreciada na culinária, em saladas, acompanhamento de diversos pratos e em receitas como berinjela recheada, que é servida como aperitivo. Nos últimos dez anos,pesquisas vêm comprovando a eficácia do uso deste vegetal sobre um dos grandes temores da vida moderna: o colesterol. Estes estudos deram conta que pessoas que passaram a consumir regularmente a berinjela na alimentação do dia a dia tiveram reduções de níveis do colesterol no sangue. Em alguns casos, estas diminuições chegaram a quase 80%. A berinjela é rica em vários nutrientes vitais para a saúde e o bom funcionamento do organismo. Em sua composição encontramos uma grande quantidade de proteínas, cálcio, fósforo, ferro e as vitaminas B1, B2 e C. É um alimento pouco calórico, com cerca de 28 calorias para cada 100g. A berinjela também pode ser bastante útil na redução da ação das gorduras no fígado, ou seja, ajudando na digestão de alimentos mais “pesados”. É uma planta que não se adapta muito bem à regiões mais frias. Nos países de clima temperado, a única época boa para o plantio é entre agosto e setembro. Mas para nós que moramos num país como o Brasil, uma boa notícia. Nas regiões mais quentes, a berinjela pode ser plantada e cultivada durante praticamente todos os meses do ano. O que nos permite encontrar facilmente este alimento altamente nutritivo e tão benéfico para nossa saúde. Por Marco de Cardoso
FONTE: Yahoo - Bem estar





BETERRABA  é um alimento rico em vitaminas






Raiz rica em açúcar, proteínas, vitaminas,
além de se destacar por ser o vegetal mais doce,
destaca-se pela sua riqueza em ferro.

Além do açúcar, a beterraba, é um alimento rico em vitaminas, que só é aproveitada pelo organismo quando a beterraba é consumida crua e, em sais minerais, como Sódio, que protege o organismo contra a perda excessiva de líquidos; Potássio, necessário para a atividade muscular normal; Zinco, elemento necessário aos tecidos cerebrais; e Magnésio, que é constituinte do osso e regula as funções musculares e nervosas.

Esta hortaliça é recomendada para anêmicos por sua riqueza em Ferro, para quem tem dentes fracos ou gengivas inflamadas e aqueles que tem problemas intestinais, devido a seu efeito laxante. As pessoas com dentes fracos, atacadas de piorréia, devem fazer uso do suco de beterraba pelo menos três vezes por semana.
A beterraba também é um ótimo remédio para combater os desarranjos do baço e do fígado, enquanto que suas folhas em forma de cataplasma, com um pouco de gordura, são empregadas como refrescantes nas feridas da pele e inflamações em geral.
A beterraba pode ser consumida de diversas maneiras: temperada com suco de laranja, que lhe dá um sabor diferente, deixando-a mais gostosa; pode ser frita, como batatas; batidas no liquidificador com leite; em sopas com outros legumes, ou ainda cozida e servida em forma de saladas. São pratos muito nutritivos.


 A SOJA é uma das melhores fontes de proteína de origem vegetal





Considerada alimento funcional, é fonte de proteína, carboidrato, ferro, fibras e minerais. A soja e seus derivados possuem uma substância chamada ISOFLAVONA que tem uma estrutura semelhante à do hormônio feminino (estrógeno) e por isso, as mulheres na menopausa podem se beneficiar do seu consumo. Além disso, a soja é uma das melhores fontes de proteína de origem vegetal, suas fibras auxiliam no controle de colesterol e níveis de açúcar no sangue!




E não esqueça:



  • Prefira refeições a lanches. Os pratos de comida contém maior variedade de alimentos e oferecem produtos frescos, vegetais, cereais e leguminosas, indispensáveis para o bom funcionamento do nosso corpo.

  • Nunca dispense a salada e os legumes, eles são as principais fontes de fibra da alimentação. As fibras são essenciais para a manutenção de uma alimentação saudável pois promovem o bom funcionamento do intestino, reduzem os níveis de colesterol e auxiliam no equilíbrio do metabolismo.

  • Se você pretende manter uma dieta equilibrada, observe o cardápio do dia e monte seu prato “imaginário” antes de se servir. Você conseguirá seu objetivo com mais facilidade!

  • Monte um prato colorido! É uma forma de conseguir uma boa oferta de vitaminas e minerais!




Nenhum comentário:

Postar um comentário


Visualizar Restaurante Acqua em um mapa maior